SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Share to live togheter: report of an encounter groups-based intervention to approach occupational stressorsCollective work in supervised apprenticeship: the emergence of subjectivity in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SOUZA, Laura Vilela e  and  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. A ausência dos participantes na grupoterapia e seus efeitos na dinâmica grupal. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 22-31. ISSN 1677-2970.

Considerando que a ausência dos participantes no processo grupoterápico, notadamente quando se tratam de grupos fechados, acaba por interferir na dinâmica grupal, o estudo aborda a questão da ausência (ou falta) dos participantes durante o processo terapêutico desenvolvido em um grupo formado por jovens diagnosticados com fobia social. O grupo em apreço foi composto por jovens universitários diagnosticados com Transtorno de Ansiedade Social em tratamento ambulatorial em um hospital universitário, em uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo. A partir da sessão analisada, por meio do referencial psicanalítico, compreendeu-se que as ausências não são meros esquecimentos ou fatos sem quaisquer repercussões na dinâmica grupal. Um evento externo (falta) foi trazido para dentro do espaço grupal, suscitando a assunção de novos posicionamentos dos participantes que estavam presentes e reconhecendo a necessidade de que todos os participantes (ausentes ou não) fossem devidamente acolhidos, observados e ajudados no processo terapêutico.

Keywords : Transtornos fóbicos; Prática de grupo; Grupoterapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )