SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A ausência dos participantes na grupoterapia e seus efeitos na dinâmica grupalA etnopsicologia e o trabalho institucional em uma unidade de abrigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

NASCIMENTO, Aline Gabriela A. do; GARCIA, Vanessa Purificação  e  PACIFICO, Soraya Maria Romano. Trabalho coletivo em estágio supervisionado: a emergência da subjetividade no contexto escolar. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 32-42. ISSN 1677-2970.

Com este artigo, pretendemos apresentar uma situação de estágio vivenciada em uma Escola Municipal de Ribeirão Preto, em que o trabalho coletivo foi o pilar de sustentação de nossa experiência. Tendo como fundamentação teórica a Análise do Discurso francesa, trabalhamos um projeto de intervenção em Língua Portuguesa que teve como tema “ser criança”. Objetivamos proporcionar a uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental o aprendizado mediante o trabalho em grupo, visando à emergência da subjetividade, por meio da interpretação e produção textual.

Palavras-chave : Trabalho coletivo; Discurso; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )