SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Experimentando o dispositivo terapêutico de grupo via internet: primeiras considerações de manejo e desafios éticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MOSMANN, Clarisse  e  FALCKE, Denise. Conflitos conjugais: motivos e frequência. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 5-16. ISSN 1677-2970.

A satisfação e a estabilidade das uniões conjugais não estão associadas diretamente à ausência de conflitos, mas à forma com que os cônjuges estabelecem estratégias para solucioná-los. Tendo em vista a dimensão de conflito como inerente à conjugalidade, este estudo buscou identificar os motivos de conflitos conjugais e a frequência com que ocorrem nas relações conjugais, sob a perspectiva da teoria sistêmica. Foi realizado um estudo quantitativo, com delineamento descritivo, com 149 casais de nível socioeconômico médio, residentes na capital e no interior do Rio Grande do Sul. Como instrumentos, foram utilizados um questionário de dados sociodemográficos e a Escala de Conflito Conjugal. Os resultados apontaram que o motivo mais frequente de desentendimento entre o casal é a relação com os filhos, seguido pelo tempo que desfrutam juntos, o dinheiro, as tarefas domésticas e, por fim, o sexo e as questões legais. Preponderaram as formas de resolução em discussões com calma, mas situações de agressão verbal foram reportadas como já tendo ocorrido por 75,8% dos casais e episódios de agressão física ou arremesso de objetos já haviam ocorrido com 7,3% dos casais. Sendo assim, estabelecer um foco específico para intervir junto aos casais, por exemplo, no desenvolvimento de estratégias de resolução de conflitos, pode favorecer o incremento dos níveis de qualidade nos relacionamentos conjugais.

Palavras-chave : Casamento; Relacionamento conjugal; Conflito conjugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )