SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Experiencing the therapeutic group device via the Internet: initial management considerations and ethical challengesFamiliar bonds of a child with pre-psychotic personality structure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SANTOS, Manoel Antonio dos; PRADO, Maria Antonieta Spinoso; PANOBIANCO, Marislei Sanches  and  ALMEIDA, Ana Maria de. Grupo de apoio a mulheres mastectomizadas: cuidando das dimensões subjetivas do adoecer. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 27-33. ISSN 1677-2970.

Este estudo teve como objetivo discorrer sobre a relevância do grupo de apoio como modalidade de intervenção no processo de reabilitação psicossocial de mulheres mastectomizadas. O grupo oferece um espaço de escuta e fala, no qual as participantes podem discutir livremente questões relacionadas ao enfrentamento do câncer de mama. Os encontros ocorrem três vezes por semana, com uma hora de duração e uma média de 30 participantes por reunião. Os resultados indicam que o grupo promove um ambiente que favorece o oferecimento de suporte social, compartilhamento de sentimentos, desenvolvimento de habilidades para enfrentamento de situações difíceis, educação em saúde, informação e discussão de questões existenciais.

Keywords : Câncer de mama; Grupo de apoio; Mastectomia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )