SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Grupo de apoio a mulheres mastectomizadas: cuidando das dimensões subjetivas do adoecerDSM e psicanálise: uma discussão diagnóstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MEDEIROS, Ana Paula; MISHIMA-GOMES, Fernanda Kimie Tavares  e  BARBIERI, Valéria. Os vínculos familiares em uma criança com pré-estrutura de personalidade psicótica. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 34-43. ISSN 1677-2970.

A criança depende de cuidados físicos e emocionais, sobretudo do grupo familiar, para que alcance adequado desenvolvimento afetivo e social. Sua estrutura de personalidade é influenciada pelas experiências vividas em relação ao ambiente e pelo potencial hereditário, o que corrobora a presença da família neste processo. Assim, a estrutura de personalidade psicótica pode ser caracterizada por frustrações precoces no desenvolvimento do indivíduo. Este trabalho objetiva apresentar um caso de uma criança de sete anos, baseado no processo de triagem de um serviço-escola de uma universidade pública. Sua mãe procurou atendimento por queixas de agressividade e perda de memória do garoto. Ao longo do processo, notou-se que Rafael apresenta uma pré-estrutura de personalidade psicótica, com sintomas que indicam dificuldade de contato com a realidade e fragmentação, diagnóstico baseado no modelo teórico proposto por Bergeret. Houve vivências de privação afetiva por parte da mãe, figura paterna conflituosa e o desejo dos pais de que ele se comportasse como adulto. A criança demonstrou necessidade de vivenciar experiências em um espaço que possibilitasse a expressão do gesto espontâneo, da agressividade e do amor, para prosseguir em seu desenvolvimento emocional.

Palavras-chave : Família; Vínculo; Privação; Desenvolvimento Emocional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )