SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Os vínculos familiares em uma criança com pré-estrutura de personalidade psicóticaUm curta-metragem, diversas histórias na formação de psicólogos clínicos: o caso “Pular” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

NETO, Fuad Kyrillos; SILVA, Carlos Felipe Lemes e; PEDERZOLI, Aquinoã Abigail  e  HERNANDES, Maria Luísa Azôr. DSM e psicanálise: uma discussão diagnóstica. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 44-55. ISSN 1677-2970.

Este artigo visa discutir duas vertentes diagnósticas a partir da discussão de um caso clínico atendido em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) municipal. O caso foi analisado em concordância com os pressupostos do DSM-IV-TR e posteriormente sob uma perspectiva psicanalítica. Foi realizada uma discussão sobre a atual lógica diagnóstica adotada pela psiquiatria que apresenta a tendência de substituir as grandes categorias diagnósticas por descrições especificadas operacionalizadas de fenômenos objetivos. Por outro lado, foi apresentada a lógica psicanalítica que pretende ir além dos fenômenos objetivos cujo cerne é fazer emergir o sujeito a partir de sua fala. Neste artigo, pretende-se evidenciar as consequências trazidas na condução do tratamento pelas diferentes lógicas diagnósticas.

Palavras-chave : DSM-IV-TR; Psicanálise; Psiquiatria; Diagnóstico; Psicopatologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )