SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2DSM and psychoanalysis: a diagnostic discussionSubject and authorship in the school context: contributions of Discourse Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SANTEIRO, Tales Vilela. Um curta-metragem, diversas histórias na formação de psicólogos clínicos: o caso “Pular”. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 56-67. ISSN 1677-2970.

A atividade de formação de psicólogos clínicos pressupõe, entre diversas ferramentas pedagógicas, o uso de filmes como ilustrativos de aspectos de teorias e práticas psicológicas. O curta-metragem “Pular/Bounding”, produzido pela Disney/Pixar (2003), é utilizado como recurso formativo em três momentos, em um Curso de Psicologia de Instituição Pública de Ensino, que contempla como uma de suas Ênfases Curriculares os processos clínicos: (1) Psicologia da Personalidade, componente curricular (CC) do 5º período, para trabalho sobre teorias de personalidade; (2) Tópicos Especiais em Psicologia e Processos Clínicos, CC do 9º período, para trabalho sobre avaliação psicológica em processos clínicos focais; e (3) Estágio Supervisionado, CC do 9º período, para trabalho de reflexão sobre atendimentos clínicos focais em contexto comunitário. Ilustrações das metodologias e das experiências dos estudantes-espectadores são feitas. A orientação teórica subjacente a todas as atividades é a psicanalítica.

Keywords : Cinema; Filme; Psicanálise; Psicologia Clínica; Avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )