SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Sujeito e autoria no contexto escolar: contribuições da Análise do Discurso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MACEDO, Alice Costa; BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques; MESTRINER, Soraya Fernandes  e  MESTRINER JUNIOR, Wilson. Ao encontro do Outro, a vertigem do eu: o etnopsicólogo em equipes de saúde indígena. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 85-96. ISSN 1677-2970.

A Universidade de São Paulo, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo e o Ministério da Saúde, idealizou o Projeto Huka-Katu, que oferece um estágio e uma disciplina aos seus estudantes do curso de graduação em Odontologia, constituídos por duas etapas (uma preparatória e uma inserção no Parque Indígena do Xingu). Com a presença de uma pesquisadora do Laboratório de Etnopsicologia (FFCLRP-USP) no projeto, surgiu uma nova parceria, com o intuito de trazer contribuições da psicanálise e da etnopsicologia. O impacto subjetivo provocado pela imersão em uma realidade cultural muito distinta pode ser bastante perturbador. Neste relato de experiência profissional, com base no que foi registrado nas reuniões e aulas supracitadas, advoga-se a conveniência da inclusão de profissionais com formação em etnopsicologia nas equipes, no intuito de preparar o odontólogo e o profissional de saúde em geral para encontros interculturais que, ao mesmo tempo em que o põem em contato com o outro, devolvem-no a um confronto consigo mesmo.

Palavras-chave : Etnopsicologia; Psicanálise; Saúde coletiva; População indígena.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )