SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Family bonds and psychological care: parent's listening to the child's dischargeFamily, spontaneity and crisis: the psychodrama of "Life is beautiful" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

ZAGO, Maria Cristina; ILARIO, Enídio  and  TERZIS, Antonios. A festa rave e o mundo fantasmático: um estudo psicanalítico. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 14-22. ISSN 1677-2970.

Diversas manifestações culturais exprimem o diálogo entre o homem e o contexto social em que está inserido. Nesse sentido, a música eletrônica vem ganhando cada vez mais espaço na vida noturna urbana de adultos jovens, sendo a festa rave um dos cenários dessa vertente musical. Este artigo traz uma discussão a respeito do fenômeno cultural festa rave a partir de entrevista livre de dois Disc Jockeys (DJs) tendo como matriz teórica os conceitos de Sigmund Freud e da grupanálise. A expressão que melhor marca o presente estudo é a percepção da festa rave como sonho, lugar de transgressões consentidas, um espaço possível para a realização alucinatória do desejo interditado pelas leis morais impostas pela cultura, oportunizando se adentrar ao mundo fantasmático. A festa rave se constitui num momento permeado pela música e uso de drogas, quando se busca a liberdade e o escapismo de um mundo causador de mal-estar no sentido freudiano do termo.

Keywords : Psicanálise; Grupanálise; Fenômeno Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )