SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The rave party and fantasy world: a psychoanalytic study"Mother's gospel": discursive generics in feminine magazines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

CARNEIRO, Isabela Rezende  and  RASERA, Emerson Fernando. Família, espontaneidade e crise social: o psicodrama de "A vida é bela". Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 23-30. ISSN 1677-2970.

Este ensaio tem como objetivo refletir sobre algumas contribuições da teoria psicodramática para o estudo do grupo familiar. Por meio da análise do filme “A vida é Bela”, será possível compreender como as características grupais familiares influenciam no desenvolvimento do indivíduo e sua integração à sociedade. O filme apresenta a luta do criativo Guido para conquistar o amor de Dora e o esforço do mesmo para garantir a sobrevivência de sua família em um campo de concentração nazista, utilizando sua fantasia e espontaneidade para transformar os terrores da guerra em regras de um grande jogo. A análise deste filme proporciona o entendimento prático e a interlocução com os conceitos psicodramáticos de matriz de identidade, conserva cultural e jogo dramático. Além disso, “A vida é Bela” ilustra de forma consistente o valor da espontaneidade no grupo familiar, possibilitando a expressão criativa e a adaptação às situações apresentadas pelo ambiente.

Keywords : Espontaneidade; Família; Psicodrama; Cinema.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )