SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1"Mother's gospel": discursive generics in feminine magazinesWelcoming and resignifying life experiences in a group with teenage mothers in risk of sexual abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SANTEIRO, Tales Vilela; SOUZA, Aurélia Magalhães de; SANTEIRO, Fabíola Ribeiro de Moraes  and  ZANINI, Daniela Sacramento. Grupo de encontro e reflexão: experiência com servidores em estágio probatório. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 44-53. ISSN 1677-2970.

A chegada a uma nova instituição e cidade tende a promover desarranjos na vida do trabalhador. Essa situação propicia dificuldades relacionais e requer um trabalho de elaboração das novas realidades subjacentes às mudanças. Nesse sentido, foi proposto um grupo de encontro e reflexão para auxiliar servidores em período de estágio probatório em Instituição Pública de Ensino, como atividade extensionista. O objetivo geral foi o de criar espaço de interlocução e de encontro entre profissionais recém-chegados a um campus de uma universidade federal e de um instituto federal de uma cidade do interior do Centro Oeste. A metodologia prevê grupos de oito participantes, com encontros semanais de 1h30min de duração, ao longo de um ano letivo e o uso de recursos artísticos (filmes, poesias, entre outros) como mediadores e disparadores das reflexões. O relato é referente a um trabalho em andamento. As atividades têm resultado em ganhos adaptativos e aquisição de novas estratégias de enfrentamento para os integrantes, os quais têm nas expressões artísticas intermediações que favorecem tanto diálogos sobre suas vidas laborais recém-estabelecidas quanto o reconhecimento do grupo como espaço de apoio mútuo.

Keywords : Adaptação; Grupos operativos; Psicologia clínica; Relações interpessoais; Enfrentamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )