SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1"Evangelio de las madres": genérico discursivo en las revistas femininasRecibir y dar un nuevo significado a las experiencias de vida em un grupo con madres adolescentes en riesgo de explotación sexual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

SANTEIRO, Tales Vilela; SOUZA, Aurélia Magalhães de; SANTEIRO, Fabíola Ribeiro de Moraes  y  ZANINI, Daniela Sacramento. Grupo de encontro e reflexão: experiência com servidores em estágio probatório. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 44-53. ISSN 1677-2970.

A chegada a uma nova instituição e cidade tende a promover desarranjos na vida do trabalhador. Essa situação propicia dificuldades relacionais e requer um trabalho de elaboração das novas realidades subjacentes às mudanças. Nesse sentido, foi proposto um grupo de encontro e reflexão para auxiliar servidores em período de estágio probatório em Instituição Pública de Ensino, como atividade extensionista. O objetivo geral foi o de criar espaço de interlocução e de encontro entre profissionais recém-chegados a um campus de uma universidade federal e de um instituto federal de uma cidade do interior do Centro Oeste. A metodologia prevê grupos de oito participantes, com encontros semanais de 1h30min de duração, ao longo de um ano letivo e o uso de recursos artísticos (filmes, poesias, entre outros) como mediadores e disparadores das reflexões. O relato é referente a um trabalho em andamento. As atividades têm resultado em ganhos adaptativos e aquisição de novas estratégias de enfrentamento para os integrantes, os quais têm nas expressões artísticas intermediações que favorecem tanto diálogos sobre suas vidas laborais recém-estabelecidas quanto o reconhecimento do grupo como espaço de apoio mútuo.

Palabras clave : Adaptação; Grupos operativos; Psicologia clínica; Relações interpessoais; Enfrentamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )