SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Grupo de encontro e reflexão: experiência com servidores em estágio probatórioNarração de mitologias afro-brasileiras na educação infantil: possibilidades de atuação para uma aprendizarem democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

GATTI, Maria Carolina  e  ANDREA, Maria Amélia. Acolhendo e ressignificando experiencias de vida em grupo com mães adolescentes em risco de exploração sexual. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 54-61. ISSN 1677-2970.

O presente artigo tem a proposta de refletir sobre o trabalho com um grupo operativo com mães adolescentes em risco de exploração sexual. Crianças e/ou adolescentes que estão em situação de risco são aquelas que sofrem violência doméstica, apresentam evasão escolar, possuem vínculos familiares frágeis e começam a fugir da própria casa, podendo assim se envolver em situações em que há a troca do sexo por alguma forma de remuneração. O texto descreve brevemente o processo da adolescência, da sexualidade e da gravidez na adolescência. Este grupo contribuiu para que as adolescentes restaurassem em parte sua autoconfiança e esperança para enfrentarem as transformações da vida e o dia a dia de cada uma mesmo que para isso fosse necessário passar por períodos de sofrimentos e escuridão.

Palavras-chave : Grupo; Adolescência; Exploração sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )