SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Welcoming and resignifying life experiences in a group with teenage mothers in risk of sexual abuseSeams of the identitary construction from a yong psychotic user by a public health service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

BARROS, Mariana Leal de. Narração de mitologias afro-brasileiras na educação infantil: possibilidades de atuação para uma aprendizarem democrática. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 62-78. ISSN 1677-2970.

Não é recente a preocupação com a elaboração de ações afirmativas para uma inserção do negro na sociedade, mas a criança negra na escola ainda cresce carente de identidade cultural e é marcada pelo recalque, pela descaracterização de seus valores e por um discurso de inferioridade. Em contraponto, este trabalho apresenta uma experiência de narração de mitologias de orixás na educação infantil. Os grupos realizados com crianças de até seis anos apresentam a alegria de um menino que descobriu os poderes do Rei Xangô, o brilho no olhar da menina que admirou os cabelos crespos da Rainha do Mar e as discussões sobre o que é “ser negro”. Esta experiência reflete como, por meio de elementos lúdicos, podemos trabalhar conteúdos necessários para uma política de inclusão desde o início da infância.

Keywords : Mitologia; Educação inclusiva; Etnopsicanálise; Afro-brasileiro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )