SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Narration of afro-brazilian myths in child education: activity possibilities for democratic learningExercise of implementation of the psychiatric reform in a municipality of the state of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

ROCHA, Tiago H. Rodrigues. Costuras da construção identitária de um jovem psicótico usuário de um CAPS. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 79-88. ISSN 1677-2970.

Um longo percurso de transformações nas práticas excludentes da psiquiatria fez surgir os atuais modos de tratamento da psicose. Com a criação do significante usuário, o portador de sofrimento mental grave passou a ser visto como um sujeito de direitos cuja doença não é um sentenciamento à exclusão definitiva, mas sim uma possibilidade de transitoriedade. Neste trabalho, é apresentado o desenvolvimento do atendimento de um jovem psicótico, usuário de um CAPS, por meio do qual se pode perceber a possibilidade de novas articulações com o grande Outro. A partir da produção delirante de histórias que o jovem trazia às sessões, foi possível construir um mínimo espaço de separação entre o usuário e o Outro primordial. Tal espaço permitiu que a identidade que aparece como algo fragmentado na psicose pudesse ser minimamente constituída, ainda que permeada por sua forma radicalmente delirante. Por fim o texto aborda a importância da construção de uma clínica que não desconsidera o contexto sócio-histórico de produção capitalista, servindo como contraponto à catalogação pretendida pelo DSM-IV.

Keywords : Saúde mental; Psicose; Alteridade; Identidade; Centro de atenção psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )