SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Narração de mitologias afro-brasileiras na educação infantil: possibilidades de atuação para uma aprendizarem democráticaExercício de implantação da reforma psiquiátrica em um município do interior paulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

ROCHA, Tiago H. Rodrigues. Costuras da construção identitária de um jovem psicótico usuário de um CAPS. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 79-88. ISSN 1677-2970.

Um longo percurso de transformações nas práticas excludentes da psiquiatria fez surgir os atuais modos de tratamento da psicose. Com a criação do significante usuário, o portador de sofrimento mental grave passou a ser visto como um sujeito de direitos cuja doença não é um sentenciamento à exclusão definitiva, mas sim uma possibilidade de transitoriedade. Neste trabalho, é apresentado o desenvolvimento do atendimento de um jovem psicótico, usuário de um CAPS, por meio do qual se pode perceber a possibilidade de novas articulações com o grande Outro. A partir da produção delirante de histórias que o jovem trazia às sessões, foi possível construir um mínimo espaço de separação entre o usuário e o Outro primordial. Tal espaço permitiu que a identidade que aparece como algo fragmentado na psicose pudesse ser minimamente constituída, ainda que permeada por sua forma radicalmente delirante. Por fim o texto aborda a importância da construção de uma clínica que não desconsidera o contexto sócio-histórico de produção capitalista, servindo como contraponto à catalogação pretendida pelo DSM-IV.

Palavras-chave : Saúde mental; Psicose; Alteridade; Identidade; Centro de atenção psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )