SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Costuras da construção identitária de um jovem psicótico usuário de um CAPS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

FARINHA, Marciana Gonçalves  e  DENIPOTTI, Adriana de Paula. Exercício de implantação da reforma psiquiátrica em um município do interior paulista. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 89-97. ISSN 1677-2970.

Este artigo buscou discutir a realidade de um município de pequeno porte do estado de São Paulo com relação ao serviço de saúde mental do tipo ambulatorial oferecido, bem como seus avanços, dificuldades e necessidades após a implantação da lei que visa o processo de Reforma Psiquiátrica brasileira. A partir da revisão da literatura sobre a Reforma Psiquiátrica e de documentações legais sobre Política de Saúde Mental formuladas no Brasil nos últimos anos, pode-se analisar o serviço de Saúde Mental deste município. Constatou-se que há muito a fazer ainda para que a população seja atendida de maneira a favorecer a inclusão, de fato, das pessoas acometidas de sofrimento psíquico na sociedade. Os serviços oferecidos no município necessitam implementar a comunicação entre os serviços e oferecer um atendimento mais eficaz.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; Saúde mental; Inclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )