SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The arisal of a 'diverse anthropology': imagetic and acitve to an open dialogue with (ethno)psychologyTestimonies of public health professionals on abortion and forms of care and embracement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

MACHADO, Veridiana Silva. A vivência religiosa no Candomblé e a concepção junguiana do religare. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 30-43. ISSN 1677-2970.

Este estudo teórico considera a vivência religiosa no Candomblé análoga à experiência do religare descrita por Carl Gustav Jung como uma conexão aos elementos divinos ou aspectos transcendentes do Self, ressaltando-se a função da expressão religiosa para a alma humana. Expõe-se o contexto da religiosidade africana no Brasil, que se instituiu, principalmente, a partir da religião do Candomblé, e suas peculiaridades religiosas, de forma a estabelecer conexões com a Psicologia Analítica. Ao identificar similitudes entre o segmento religioso e o religare, conclui-se, sobretudo, com a importância de os brasileiros resgatarem a ancestralidade africana, que se faz presente também como uma raiz espiritual.

Keywords : Psicologia analítica; Experiência religiosa; Candomblé; Ancestralidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )