SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Por uma antropologia dos "diversos" saindo da invisibilidade: imagética, performática para um diálogo amplo com a (etno)psicologiaRepresentação dos profissionais da saúde pública sobre o aborto e as formas de cuidado e acolhimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MACHADO, Veridiana Silva. A vivência religiosa no Candomblé e a concepção junguiana do religare. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 30-43. ISSN 1677-2970.

Este estudo teórico considera a vivência religiosa no Candomblé análoga à experiência do religare descrita por Carl Gustav Jung como uma conexão aos elementos divinos ou aspectos transcendentes do Self, ressaltando-se a função da expressão religiosa para a alma humana. Expõe-se o contexto da religiosidade africana no Brasil, que se instituiu, principalmente, a partir da religião do Candomblé, e suas peculiaridades religiosas, de forma a estabelecer conexões com a Psicologia Analítica. Ao identificar similitudes entre o segmento religioso e o religare, conclui-se, sobretudo, com a importância de os brasileiros resgatarem a ancestralidade africana, que se faz presente também como uma raiz espiritual.

Palavras-chave : Psicologia analítica; Experiência religiosa; Candomblé; Ancestralidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )