SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The religious experience in Candomblé and the jungian conception of religareGroup therapy and hearing disability in children: working with mothers and children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

BARBOSA, Ana Silvia Sandoval de Freitas; BOBATO, Jacqueline Aparecida Cosmo  and  MARIUTTI, Mariana Gondim. Representação dos profissionais da saúde pública sobre o aborto e as formas de cuidado e acolhimento. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 44-55. ISSN 1677-2970.

O aborto é um problema de saúde pública, com consequências de morbi-mortalidade entre as mulheres, envolto de polêmicas e discussões nas diversas áreas com implicações no processo histórico do Sistema Único de Saúde e entre os profissionais de saúde e o cuidado a ser oferecido a estas mulheres. O presente estudo objetivou investigar e conhecer as representações dos profissionais da saúde pública sobre o cuidado e acolhimento prestados às mulheres em situações de abortamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Os participantes desta pesquisa foram dez profissionais da saúde pública, de ambos os sexos, do setor de ginecologia e obstetrícia de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de uma maternidade do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas individuais com perguntas disparadoras, com o intuito de colher a representação dos participantes sobre o cuidado e o acolhimento em situação de abortamento. O procedimento adotado para a análise de dados foi a técnica de análise qualitativa por meio da apreciação do conteúdo. Este trabalho mostrou a dificuldade dos profissionais em lidar com um tema polêmico, cheio de questões paradoxais, que mexe com convicções internas e influencia na atuação profissional, além da importância da inclusão do psicólogo na formação de uma equipe multiprofissional na área de ginecologia e obstetrícia na rede pública para auxiliar no aprimoramento do cuidado, acolhimento integral e adequado a estas mulheres.

Keywords : Saúde da mulher; Saúde mental; Multidisciplinaridade; Aborto; Cuidado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )