SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Testimonies of public health professionals on abortion and forms of care and embracementExperiences of a mental health multidisciplinary team author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SILVA, Natália Michelato; PAIVA, Fernanda Cevithereza  and  SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Grupoterapia e deficiência auditiva infantil: trabalhando com mães e crianças. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 56-67. ISSN 1677-2970.

Este estudo consiste no atendimento em grupo realizado através do estágio de grupoterapia no quinto ano de Psicologia em 2009 com três crianças, entre sete e dez anos, portadoras de deficiência auditiva e com suas mães, com idades entre 25 e 40 anos. Os atendimentos semanais ocorreram na Clínica de Psicologia da Universidade. O objetivo desse artigo é compartilhar esta experiência grupal de trabalhar com as crianças e seus familiares em grupos distintos, porém concomitantes, oferecendo um espaço que favorece a expressão de conflitos pessoais e relacionais; para as crianças por meio do lúdico e às mães por meio do relato oral. O recurso usado para a análise qualitativa dos dados foi o relato das sessões com as crianças e com as mães, transcrito por cada estagiária após o atendimento e a psicanálise foi o referencial teórico utilizado. No decorrer do processo de intervenção grupal observaram-se mudanças positivas na relação de mães e filhos e através do espaço oferecido em grupo puderam lidar com os conflitos vivenciados acerca da deficiência auditiva e do relacionamento familiar.

Keywords : Psicoterapia de grupo; Perda auditiva; Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )