SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Experiências de uma equipe interdisciplinas de saúde mentalAtendimento psicoterapêutico cognitivo-comportamental em grupo para idosos depressivos: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

HUR, Domenico Uhng; ALENCAR, Anna Karollina Silva  e  ALMEIDA, Henrique Batista. Experiências de formação com dispositivos psicanalíticos de grupo com não psicólogos. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 77-85. ISSN 1677-2970.

O presente artigo pretende apresentar e discutir a experiência de um curso chamado “Psicanálise de grupos: teoria e técnica”, realizado com estudantes de cursos universitários diferentes da Psicologia e que utilizou dispositivos psicanalíticos de grupo para a elaboração da aprendizagem. Os dispositivos grupais utilizados foram: o Grupo Operativo, Psicodrama Psicanalítico e Multiplicação Dramática sob os princípios do Esquizodrama. Os autores participaram como coordenador (professor) e observadores (estudantes). Constatou-se nos diferentes dispositivos de grupo a emergência de ansiedades em relação ao conteúdo teórico e à figura do psicólogo. Ao final do processo, percebeu-se que ocorreu uma mudança significativa no que se refere à diminuição de ansiedades e à implicação para a elaboração da aprendizagem, em que elementos novos como o humor e a diversão apareceram portando a possibilidade de uma aprendizagem lúdica e criativa.

Palavras-chave : Psicanálise de grupo; Esquizoanálise; Psicodrama.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )