SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Training experiences with group psychoanalytic devices with no psychologists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

FERREIRA, Heloísa Gonçalves; LIMA, Daniela Maria Xavier de Souza e  and  ZERBINATTI, Régia. Atendimento psicoterapêutico cognitivo-comportamental em grupo para idosos depressivos: um relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 86-101. ISSN 1677-2970.

Objetiva-se relatar uma experiência de estágio em atendimento psicoterapêutico grupal cognitivo-comportamental para idosos depressivos. Participaram da intervenção três mulheres e um homem, com idade entre 60 e 64 anos. Aplicou-se o Inventário de Depressão de Beck e Inventário de Ansiedade de Beck para avaliar estados de humor dos participantes antes, durante, ao final da intervenção e num período de dois meses de follow-up. O atendimento foi estruturado em 16 sessões, composto por blocos que objetivavam: (1) criar condições para aumento da prática de atividades prazerosas; (2) promoção de repertório social; (3) ensino de técnicas para manejo da ansiedade; (4) ensino de técnicas para manejo do estresse; (5) aplicação e avaliação dos resultados do BDI e BAI. Médias do grupo nas pontuações do BDI nos momentos “antes” (M = 20,25; DP = 11,38) e “fim” (M = 13,75; DP = 12,41) da intervenção indicaram ocorrer diminuição dos sintomas de depressão dos participantes ao término do tratamento. Entretanto, dois participantes não atingiram nível de depressão considerado baixo, sendo encaminhados para continuar o tratamento psicoterapêutico em grupo. Conclui-se que o contexto grupal é adequado para tratar depressão em idosos.

Keywords : Depressão; Idosos; Terapia cognitivo-comportametal; Grupos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )