SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Experiências de formação com dispositivos psicanalíticos de grupo com não psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

FERREIRA, Heloísa Gonçalves; LIMA, Daniela Maria Xavier de Souza e  e  ZERBINATTI, Régia. Atendimento psicoterapêutico cognitivo-comportamental em grupo para idosos depressivos: um relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 86-101. ISSN 1677-2970.

Objetiva-se relatar uma experiência de estágio em atendimento psicoterapêutico grupal cognitivo-comportamental para idosos depressivos. Participaram da intervenção três mulheres e um homem, com idade entre 60 e 64 anos. Aplicou-se o Inventário de Depressão de Beck e Inventário de Ansiedade de Beck para avaliar estados de humor dos participantes antes, durante, ao final da intervenção e num período de dois meses de follow-up. O atendimento foi estruturado em 16 sessões, composto por blocos que objetivavam: (1) criar condições para aumento da prática de atividades prazerosas; (2) promoção de repertório social; (3) ensino de técnicas para manejo da ansiedade; (4) ensino de técnicas para manejo do estresse; (5) aplicação e avaliação dos resultados do BDI e BAI. Médias do grupo nas pontuações do BDI nos momentos “antes” (M = 20,25; DP = 11,38) e “fim” (M = 13,75; DP = 12,41) da intervenção indicaram ocorrer diminuição dos sintomas de depressão dos participantes ao término do tratamento. Entretanto, dois participantes não atingiram nível de depressão considerado baixo, sendo encaminhados para continuar o tratamento psicoterapêutico em grupo. Conclui-se que o contexto grupal é adequado para tratar depressão em idosos.

Palavras-chave : Depressão; Idosos; Terapia cognitivo-comportametal; Grupos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )