SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O Grupo religioso: ritual e sonhoUso de mitos gregos em um grupo psicanalítico com adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

PEREIRA, Thaís Thomé Seni Oliveira. Pichon-Rivière, a dialética e os grupos operativos: implicações para pesquisa e intervenção. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 21-29. ISSN 1677-2970.

Enrique Pichon-Rivière, psiquiatra argentino estudioso dos grupos, trouxe grande construbuição à área. Sua obra constitui um legado valioso para a compreensão sobre a estrutura e o funcionamento dos grupos, bem como para a intervenção no campo grupal, por meio da teoria e da técnica do Grupo Operativo. Este ensaio teórico tem o objetivo de auxiliar na compreensão sobre o modo de Pichon-Rivière pensar a realidade e o funcionamento dos grupos, articulando o uso do conceito dialética em sua obra, às ideias de Bornheim e Haguette. Tem também o objetivo de discutir a potencialidade de sua técnica como instrumento de intervenção e estratégia metodológica de pesquisa, utilizando, para isso, publicações recentes de pesquisas que utilizam sua técnica e seu referencial teórico.

Palavras-chave : Processos grupais; Grupo operativo; Intervenção psicológica; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )