SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Uso de mitos gregos em um grupo psicanalítico com adolescentesGrupos de apoio a mulheres acometidas por câncer de mama: panorama atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CARDOSO, Angela Maria  e  MUNHOZ, Maria Luiza Puglisi. Grupo de espera na clínica-escola: intervenção em arteterapia. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 43-54. ISSN 1677-2970.

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa utilizando a arteterapia, que consiste em procedimentos terapêuticos com atividades artísticas, a fim de promover soluções ou recuperações de situações traumáticas, dificuldades de compreensão dos problemas e de doenças. O grupo analisado foi composto por três mães que aguardavam seus filhos serem chamados para diagnóstico e intervenções psicopedagógicas, em virtude das dificuldades de aprendizagem que apresentavam. Foram realizadas 12 sessões arteterapêuticas. Os atendimentos tiveram o objetivo de possibilitar a conexão entre mundo interior e exterior de cada pessoa, trabalhando a autoexpressão e a manifestação de sentimentos. Como resultado da experiência desta pesquisa, pudemos constatar que o uso adequado das técnicas de arteterapia pode diminuir, significativamente, a ansiedade da espera, favorecendo a compreensão do problema pelas famílias.

Palavras-chave : Arteterapia; Intervenção com mães; Grupos; Clínica-escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )