SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Grupo de espera na clínica-escola: intervenção em arteterapia"Quem assume a função do pai?": discussões sobre a separação conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

LEITE, Larissa Pena  e  PERES, Rodrigo Sanches. Grupos de apoio a mulheres acometidas por câncer de mama: panorama atual. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 55-67. ISSN 1677-2970.

Este estudo objetivou avaliar a produção científica sobre grupos de apoio a mulheres acometidas por câncer de mama. O material foi obtido nas bases de dados PsycINFO, MedLine e LILACS a partir do cruzamento dos descritores “grupo de apoio” e “câncer de mama”, contemplando artigos publicados entre 2001 e 2011. As 101 referências localizadas foram selecionadas criteriosamente, sendo que apenas 15 referências foram consideradas pertinentes. Cada uma delas foi avaliada em função de um conjunto de dimensões. Constatou-se a predominância de ensaios clínicos randomizados que atestam a eficácia/efetividade da terapia de grupo suportivo-expressiva. Porém, tal intervenção específica permanece pouco difundida no país, sendo que, para a reversão dessa situação, recomenda-se o desenvolvimento de pesquisas no contexto nacional envolvendo seu emprego.

Palavras-chave : Grupos de apoio; Neoplasias mamárias; Psico-Oncologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )