SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1"Quem assume a função do pai?": discussões sobre a separação conjugalA abordagem construcionista relacional: significados de pesquisa e de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MILHORIM, Thaís Kristine; CASARINI, Karin A.  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Os sonhos nas diferentes abordagens psicológicas: apontamentos para a prática psicoterápica. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 79-95. ISSN 1677-2970.

A análise dos sonhos está presente como tema de interesse desde a Antiguidade, dentro e fora da Psicologia. O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão integrativa da literatura científica nacional a respeito do tema. Por meio de uma seleção sistemática nas bases LILACS, SciELO e PePSIC, entre 2001 e 2011, foram recuperados oito artigos. Constata-se, de forma geral, a pequena quantidade de estudos destinados especificamente ao tema. Destaca-se neles a concepção defendida por cada abordagem psicológica acerca da causalidade, função e uso do sonho dentro da prática psicoterápica. Discorre-se, posteriormente, sobre semelhanças e diferenças entre as diferentes formas de compreender os sonhos. Evidencia-se a grande divergência em relação aos pressupostos de cada abordagem, não sendo encontrados exercícios no sentido de uma leitura integradora ou problematizadora.

Palavras-chave : Sonho; Análise dos sonhos; Relato do sonho; Técnicas psicoterapêuticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )