SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Letters to parents: a communication strategy on teenagers about career choice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

GALLAGHER, Iris Massena; FERES-CARNEIRO, Terezinha  and  HENRIQUES, Celia Regina. Planos para o futuro: percepções de filhos adultos coabitantes com os pais. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 4-18. ISSN 1677-2970.

A fragilidade dos vínculos humanos da pós-modernidade é inspiradora da insegurança nos sujeitos. Assim, o jovem contemporâneo convive com o medo do futuro, investindo apenas no momento presente. Este estudo investiga o prolongamento da convivência familiar, enfocando os planos para o futuro dos filhos adultos que moram com os pais. Entrevistamos oito sujeitos pertencentes às camadas médias do Rio de Janeiro, com idades entre 26 e 35 anos. Utilizamos metodologia qualitativa, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Constatamos que os sujeitos desenvolvem diferentes táticas para lidar com a instabilidade contemporânea. Enquanto alguns almejam alcançar a segurança nas esferas profissional e afetiva, outros se voltam para experiências de curto prazo. Destacamos que os sujeitos que evitam realizar planos para o futuro buscam se proteger de possíveis frustrações. Estes jovens, diante de um contexto sem garantias, optam por planos mais imediatos e por viver descompromissadamente.

Keywords : convivência familiar; filhos adultos; planos para o futuro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )