SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Planos para o futuro: percepções de filhos adultos coabitantes com os paisCrianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia pela escola: Percepções de Genitores e Professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MANAIA, Maria Manuela da Costa; MEDEIROS, Ana Paula; GONCALVES-DOS-SANTOS, Gabriel Aparecido  e  MELO SILVA, Lucy Leal. Carta aos pais: uma estratégia de comunicação dos filhos sobre a escolha da carreira. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 19-38. ISSN 1677-2970.

Este estudo descreve uma experiência de Orientação Profissional realizada em um serviço-escola. A intervenção foi realizada em grupo, com 22 adolescentes e dois coordenadores, tendo como objetivo facilitar as decisões de carreira e a discussão sobre a influência parental no processo de escolha profissional. O objetivo deste estudo consistiu em realizar a análise de "cartas aos pais" redigidas pelos participantes e uma carta fictícia elaborada pelos coordenados de grupo a partir dos conteúdos explicitados nas narrativas dos jovens em suas cartas. Esta atividade objetivou aprofundar, na situação de grupo operativo, as questões pertinentes ao diálogo com os pais. A análise do conteúdo das cartas possibilitou observar que os jovens puderam identificar as influências familiares às quais estão sujeitos, facilitando a realização de uma escolha consciente e adaptada às próprias exigências e às exigências externas.

Palavras-chave : orientação profissional; influência dos pais; grupo de adolescente; carta aos pais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )