SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Carta aos pais: uma estratégia de comunicação dos filhos sobre a escolha da carreiraAnálise qualitativa do uso de manual informativo para familiares em UTI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SOUZA, Fernanda R. de  e  MOSMANN, Clarisse P.. Crianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia pela escola: Percepções de Genitores e Professores. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 39-54. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi investigar e comparar a percepção de genitores e professores acerca dos problemas emocionais e de comportamento de crianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia através de quatro escolas da rede municipal de Sapiranga/RS e comparar a avaliação em relação ao sexo. Realizou-se um estudo quantitativo e comparativo. Participaram da pesquisa 80 mães, 16 pais e 50 professores de 87 crianças/adolescentes de quatro escolas de ensino fundamental. Os genitores e professores responderam a um questionário de dados sociodemográficos. Foi aplicado o Child Behavior Checklist (6/18 anos) nos pais e nas mães, e nos professores o Teacher Rating Form. Os resultados apontaram que os pais e mães não apresentaram diferenças significativas na avaliação dos problemas emocionais e de comportamento dos filhos. Já em relação a genitores e professores existe discordância significativa entre os escores deste estudo. Estima-se que estas diferenças de avaliação decorram dos contextos nos quais os informantes estão inseridos e idiossincrasias das relações que tanto pais quanto professores estabelecem com as crianças e adolescentes.

Palavras-chave : problemas de comportamento; concordância parental; professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )