SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Crianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia pela escola: Percepções de Genitores e ProfessoresLuto: questões do manejo técnico na clínica psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CASARINI, Karin A.; MARTINS, Maria Auxiliadora; BASILE-FILHO, Anibal  e  GORAYEB, Ricardo. Análise qualitativa do uso de manual informativo para familiares em UTI. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 55-72. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi analisar qualitativamente os efeitos do uso de Manual Informativo (MI) sobre a compreensão das informações e comportamentos dos familiares nas visitas aos pacientes. Foram utilizadas entrevista semiestruturadas. Os seis primeiros familiares, Grupo I, não receberam o MI. Os seis seguintes, Grupo II, receberam o MI. Todos foram entrevistados nas primeiras 72 horas de internação. No Grupo I, identificaram-se percepções incompletas sobre UTI e paciente, dificultando a formulação perguntas e acentuando sentimentos de impotência e isolamento. No Grupo II, evidenciaram-se maiores compreensão e coerência das informações, maior domínio de termos técnicos e comportamentos mais ativos dos familiares. A informação escrita sistematizada colaborou para o esclarecimento dos familiares, aumentando segurança em relação aos profissionais/pacientes, diminuindo seu sofrimento.

Palavras-chave : comunicação; manual informativo; UTI; familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )