SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Luto: questões do manejo técnico na clínica psicanalíticaPotencial informativo e desafios técnicos do Teste Wisconsin de classificação de cartas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

DE TILIO, Rafael. Gestão participativa?: Grupos operativos com profissionais da saúde/assistência social de Uberaba. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 86-101. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi compreender a dinâmica das atividades laborais e de gestão do trabalho de integrantes de equipes multiprofissionais de saúde e assistência social de Uberaba para ressignificar e requalificar suas habilidades técnico-interventivas. Foram realizados 10 encontros (grupos operativos), participando oito profissionais. Entre os temas debatidos, destacaram-se: humanização do atendimento, necessidade de horizontalização das relações entre gestores/profissionais/usuários, e a formação continuada. O principal resultado foi a formulação de novas estratégias de enfrentamento (principalmente reuniões mais frequentes nos serviços de atendimento), pretendendo estreitar o diálogo entre profissionais/gestores/usuários, visando maior autonomia e co-responsabilidade no ambiente de trabalho, processo que apresenta muitas dificuldades e ainda está em construção.

Palavras-chave : gestão; equipes; saúde; assistência social; grupos operativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )