SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Processos grupais em "o senhor das moscas": Uma análise pichoniana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

QUEIROZ, Yasmin Livia; FERREIRA, Cintia Bragheto  e  SILVA, Alerrandra Manuela Ferreira. Práticas em um CAPS de minas gerais: o relato de uma experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 126-137. ISSN 1677-2970.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de atendimento em saúde mental que oferecem aos usuários cuidados intensivos, elaborados por uma equipe multidisciplinar. Contudo, será que os CAPS têm conseguido prestar assistência de acordo com os princípios da Reforma Psiquiátrica? Esta pergunta motivou este estudo, realizado em um CAPS de Minas Gerais. Foram realizadas três visitas, registradas por meio de observações, entrevistas semiestruturadas e diários de campo. A análise dos registros mostrou entraves sociais, políticos e relacionais que distanciam as práticas institucionais do que é preconizado pela Reforma, apontando que sua efetiva implantação é multifatorial. A partir disso, sugerem-se espaços de discussão com o intuito de construção de práticas de cuidado inovadoras e alinhadas à Reforma.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; serviços de saúde mental; trabalhadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )