SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Comunicação inconsciente entre singular e plural: grupo de pacientes psiquiátricosSuporte social em adolescentes com Diabete Melito Tipo I: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

ROSA, Larissa Wolff da  e  FALCKE, Denise. Violência conjugal: compreendendo o fenômeno. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 17-32. ISSN 1677-2970.

A complexidade do fenômeno da violência conjugal revela a necessidade de analisar as especificidades da dinâmica de funcionamento de casais que a vivenciam, seja sexual, física e/ou psicológica. Partindo desse pressuposto, o objetivo do presente estudo foi compreender a dinâmica do relacionamento conjugal de casais em situação de violência, no que se refere à história da família de origem e do casamento, bem como as estratégias de resolução de conflitos que utilizam. Para tal, foi realizado um estudo de casos múltiplos com três casais da região metropolitana de Porto Alegre. Os casais tinham entre 30 e 45 anos (m = 37,66) e estavam juntos há, em média, 18 anos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e da Revised Conflict Tactics Scale (CTS2). Os resultados revelaram que a violência esteve presente sob diferentes formas, sendo exercida por ambos os parceiros. Observou-se a existência de padrões conjugais que favoreciam a eclosão e a perpetuação da violência em seus relacionamentos, levando a identificar a necessidade de intervenções junto a casais em situação de violência conjugal.

Palavras-chave : violência; casal; relacionamento conjugal; família de origem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )