SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Violência conjugal: compreendendo o fenômenoInventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil: estudo com mães de crianças em acolhimento institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CASSARINO-PEREZ, Luciana; ALVES, Cássia Ferrazza  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Suporte social em adolescentes com Diabete Melito Tipo I: uma revisão sistemática. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 33-48. ISSN 1677-2970.

Este estudo investigou, através de uma revisão sistemática em bases de dados eletrônicas, o suporte social em adolescentes com Diabete Melito tipo 1. Foram selecionados 124 estudos, que obedeceram a critérios de inclusão pré-estabelecidos, e foram analisadas a quantidade de publicação por ano, país das publicações, método, amostras utilizadas e tipos de suporte investigados. Observou-se um aumento nas publicações a partir de 2005 e um predomínio de estudos quantitativos realizados com adolescentes norte-americanos. Foram identificadas como principais fontes de suporte o apoio dos pais, da família e da equipe de saúde. Conclui-se que, de forma geral, o suporte social é apontado como fator de proteção, contribuindo principalmente para o controle metabólico, manejo da doença e adesão ao tratamento.

Palavras-chave : apoio social; Diabetes Mellitus; adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )