SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Social support in adolescents with type 1 Diabetes: a systematic reviewThe experience of mourning and its stages among amputated people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

CRUZ, Edson Junior Silva da; CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves  and  PEDROSO, Janari da Silva. Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil: estudo com mães de crianças em acolhimento institucional. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 49-63. ISSN 1677-2970.

Este estudo procurou aferir o conhecimento de mães sobre práticas de cuidado e desenvolvimento infantil. Participaram 16 mães de crianças em situação de acolhimento institucional por meio do Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI). Este instrumento contém 75 questões que envolvem quatro categorias. Os resultados organizados por categorias foram os seguintes: práticas de cuidado (53,3% de acertos e 43,3% de erros), saúde e segurança (66% e 26,6%), normas e aquisições (53,3% e 40%), e princípios do desenvolvimento (60% e 36,6%). Neste estudo pode-se concluir que as mães têm um bom conhecimento sobre questões relacionadas ao desenvolvimento infantil e que fatores sociodemográficos (escolaridade, idade, número de filhos) foram fundamentais na formação de suas concepções acerca de tal temática.

Keywords : abrigo; mães; desenvolvimento infantil; práticas de cuidado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )