SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Suporte social em adolescentes com Diabete Melito Tipo I: uma revisão sistemáticaAs vivências do luto e seus estágios em pessoas amputadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CRUZ, Edson Junior Silva da; CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves  e  PEDROSO, Janari da Silva. Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil: estudo com mães de crianças em acolhimento institucional. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 49-63. ISSN 1677-2970.

Este estudo procurou aferir o conhecimento de mães sobre práticas de cuidado e desenvolvimento infantil. Participaram 16 mães de crianças em situação de acolhimento institucional por meio do Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI). Este instrumento contém 75 questões que envolvem quatro categorias. Os resultados organizados por categorias foram os seguintes: práticas de cuidado (53,3% de acertos e 43,3% de erros), saúde e segurança (66% e 26,6%), normas e aquisições (53,3% e 40%), e princípios do desenvolvimento (60% e 36,6%). Neste estudo pode-se concluir que as mães têm um bom conhecimento sobre questões relacionadas ao desenvolvimento infantil e que fatores sociodemográficos (escolaridade, idade, número de filhos) foram fundamentais na formação de suas concepções acerca de tal temática.

Palavras-chave : abrigo; mães; desenvolvimento infantil; práticas de cuidado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )