SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Knowledge of Infant Development: a study with mothers of children under institutional careThe dream of a supervisor during clinical training: contributions of contemporary psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SEREN, Renata  and  DE TILIO, Rafael. As vivências do luto e seus estágios em pessoas amputadas. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 64-78. ISSN 1677-2970.

A amputação de um membro corporal causa impactos na vida da pessoa envolvendo mudanças afetivas (tristeza, sensação do membro-fantasma e luto). O objetivo deste estudo foi investigar como pessoas que sofreram amputações lidam com a perda de um membro físico e como vivenciam o processo de luto. Foram entrevistadas quatro pessoas amputadas (média de idade de 56,5 anos), pacientes de um centro de reabilitação em Uberaba, Minas Gerais. A análise realizada foi de conteúdo temático, cujos principais resultados foram: diferentes reações à notícia da amputação, relatos de permanência de dor no membro-fantasma anos após a amputação e diferentes perspectivas de futuro. O luto pela amputação deve ser compreendido como um processo dinâmico, e não como um estágio, dependente das condições individuais e sociais dos amputados e envolvendo consequências psicológicas complexas.

Keywords : luto; amputação; membro-fantasma.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )