SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The experience of mourning and its stages among amputated peopleGroup process mediated by movies: space and time to think over Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

ZANETTI, Sandra Aparecida Serra  and  GUIMARAES, Julia Archangelo. O sonho de um supervisor em uma clínica-escola: contribuições da psicanálise contemporânea. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 79-94. ISSN 1677-2970.

O artigo se propõe, pautando-se em referenciais psicanalíticos contemporâneos, a relatar o modo como um profissional de Psicologia pode se beneficiar do próprio material psíquico, como um sonho. O artigo conta a experiência de uma supervisora de uma Clínica-escola que, após a supervisão, tem um sonho que a remete a aspectos relacionados ao caso atendido por um de seus estagiários. Baseada em autores como Bion, Ogden e Kaës, este sonho é analisado e entendido como um material provindo do espaço interpsíquico construído em sessão e, posteriormente, na supervisão. Conclui-se que aquilo que o analista ou, neste caso, o supervisor, sente, percebe, sonha e pensa, quando devidamente trabalhado e analisado, pode ser revelador para o entendimento de um caso clínico.

Keywords : sonhos; psicanálise clínica; supervisão clínica; clínicas-escolas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )