SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The dream of a supervisor during clinical training: contributions of contemporary psychoanalysisPsychology and adolescents in conflict with the law: reflections from the internship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SANTEIRO, Tales Vilela et al. Processo grupal mediado por filmes: espaço e tempo para pensar a Psicologia. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 95-111. ISSN 1677-2970.

Este artigo relata o uso de recursos fílmicos no acolhimento de calouros de Psicologia e na formação de habilidades clínicas do psicólogo. As atividades semanais foram desenvolvidas com voluntários (entre 11 e 23 participantes), em ambiente de serviço-escola de um curso de Psicologia, por equipe de três psicólogos e uma estudante. Os participantes avaliaram o projeto semestralmente, no meio e ao final das atividades, momentos nos quais responderam a um questionário composto por perguntas mistas. O grupo operou no formato fechado e integralizou 32 encontros, nos quais 31 filmes comerciais foram exibidos. Com amparo no trabalho grupal e nas metáforas fílmicas, os participantes puderam compartilhar aprendizados sobre as suas inserções na universidade e no curso de Psicologia.

Keywords : cinema; formação do psicólogo; grupos operativos; Psicologia Clínica; estudantes universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )