SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Psicologia e adolescentes em conflito com a lei: reflexões a partir do estágio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

COLLETI, Mayara; MARTINS, Cristina Bárbara; TANIOS, Bruna Souza  e  ROCHA, Tiago Humberto Rodrigues. A Reforma Psiquiátrica e o papel da família no restabelecimento de um sujeito psicótico. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 123-135. ISSN 1677-2970.

Este estudo retrata uma experiência de estágio básico do curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Uberaba (MG), para a disciplina Vivência Profissional V. Objetivou-se apreender a vivência concreta de quem assume o papel de cuidador do sujeito em sofrimento psíquico. Para tanto, foram realizados três encontros com uma cuidadora de uma usuária psicótica, utilizando-se de uma entrevista aberta. A construção do presente relato envolveu a articulação entre os dados obtidos e trabalhos presentes na literatura acerca da temática. A partir das falas da entrevistada foram selecionadas categorias que representam sua vivência enquanto cuidadora. Dentre os diversos aspectos identificados nesta experiência, destaca-se a sobrecarga produzida por tal cuidado.

Palavras-chave : psicose; reforma psiquiátrica; familiar; sobrecarga.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )