SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Sobre o inesperado: administrando a adversidade do imprevisto e do diverso no trabalho grupalApoio e suporte social na identidade social de travestis, transexuais e transgêneros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MERCON-VARGAS, Elisa Avellar; ROSA, Edinete Maria  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Adoção nacional e internacional: significados, motivações e processos de habilitação. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 12-26. ISSN 1677-2970.

A partir de um estudo de casos múltiplos - uma adoção nacional e outra internacional - este estudo investigou as significações, motivações e o processo de habilitação em casos de adoção. Utilizou-se a metodologia da Inserção Ecológica, na qual entrevistas, observações e visitas às famílias foram conduzidas. A adoção foi percebida como uma ação voltada para o bem da criança em ambos os casos. No caso nacional, a motivação para adoção se deu pelo vínculo afetivo existente, criado através do contato anterior com as crianças, e no internacional por dificuldade para manter uma gravidez e ter filhos biológicos. A forma como os adotantes significam processo de adoção, bem como os valores e ideias presentes na sociedade influenciam em como se experiencia a adoção.

Palavras-chave : adoção; significação; motivação; processo de habilitação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )