SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Apoio e suporte social na identidade social de travestis, transexuais e transgênerosInstituição total e juventude: análise de uma narrativa cinematográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

PATIAS, Naiana Dapieve; FIORIN, Pascale Chechi; LIMA, Letícia Saldanha de  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. O fenômeno da parentalidade durante a adolescência: reflexões sobre relações de gênero. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 45-62. ISSN 1677-2970.

Este estudo visa compreender como as temáticas de gênero, parentalidade e gestação durante a adolescência encontram-se relacionados na literatura. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico de artigos na base de dados SciELO, no período de 2000 a 2013. Foram analisados 27 artigos, concentrando-se em seus aspectos metodológicos e principais contribuições para a compreensão desses temas. As publicações referem-se, em sua maioria, a estudos empíricos qualitativos, que utilizam entrevistas semiestruturadas, tendo como público adolescentes de ambos os sexos. Os estudos abordam diferentes questões relacionadas à sexualidade, contracepção, experiências de maternidade e paternidade, relacionamento com a família de origem e parentalidade adolescente, demonstrando que concepções tradicionais de gênero contribuem para tornar as adolescentes, principalmente de classes pobres, mais vulneráveis à ocorrência da gestação durante esse período de vida.

Palavras-chave : parentalidade; adolescência; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )