SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Instituição total e juventude: análise de uma narrativa cinematográficaA arte de nutrir vínculos: psicoterapia de grupo nos transtornos alimentares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

FREITAS, Cali Rodrigues de  e  MORETTO, Cybele Carolina. Psicologia da saúde: o acolhimento humanizado na sala de observação de uma unidade pré-hospitalar. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 77-93. ISSN 1677-2970.

Este relato de experiência teve como objetivo apresentar as intervenções e os resultados de um estágio curricular em Psicologia da Saúde realizado em uma unidade pré-hospitalar. Os atendimentos psicológicos abrangeram os seguintes participantes: pacientes, familiares, acompanhantes e equipe técnica com faixas etárias entre sete e 82 anos. O instrumento utilizado foi a entrevista psicológica diagnóstica. Os resultados apontaram que as pessoas atendidas receberam de forma positiva o cuidado global que lhes foi destinado por meio da inserção da estagiária na sala de observação. Nas muitas ocasiões em que houve intervenção psicológica, as pessoas atendidas tiveram seu sofrimento amenizado, assim como uma maior reflexão sobre o "estar doente". Configurou-se, dessa maneira, uma atuação humanizada para com as pessoas atendidas em um ambiente hospitalar, onde, por vezes, o corpo físico tem prevalência no que se refere aos cuidados despendidos e as outras dimensões prescindem de atenção. Humanizar significou beneficiar as pessoas atendidas com um cuidado integral.

Palavras-chave : psicologia hospitalar; acolhimento; sala de observação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )