SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Psicologia da saúde: o acolhimento humanizado na sala de observação de uma unidade pré-hospitalarUm olhar psicanalítico sobre os grupos de apoio a famílias de drogadictos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

VALDANHA, Élide Dezoti et al. A arte de nutrir vínculos: psicoterapia de grupo nos transtornos alimentares. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 94-108. ISSN 1677-2970.

Este estudo teve por objetivo compreender a experiência de um grupo psicoterapêutico para pacientes diagnosticados com transtorno alimentar (TA). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com delineamento metodológico de estudo de caso, no qual o grupo é definido como o "caso" a ser investigado. Esse grupo é aberto e composto por pessoas de ambos os sexos. Foram selecionadas três sessões consecutivas, transcritas de memória pela coordenadora após o término dos encontros grupais. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática e analisados de acordo com o referencial teórico psicanalítico e da literatura da área. Os principais temas abordados nos grupos foram: as expressões sintomáticas do TA, dificuldades em aderir ao tratamento, conflitos intrafamiliares e resistência à mudança.

Palavras-chave : psicoterapiade grupo; transtornos da alimentação; vínculos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )