SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The art of nurturing bonds: group psychotherapy in eating disordersThe family of a drug addict in a Public Mental Health Center (CAPS): an experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

REIS, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos. Um olhar psicanalítico sobre os grupos de apoio a famílias de drogadictos. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 109-121. ISSN 1677-2970.

O presente estudo aborda os aspectos psicopatológicos da drogadicção e as implicações na relação pais-adictos. O objetivo é apresentar uma reflexão sobre o funcionamento de grupos de apoio aos familiares de drogadictos fundamentada na psicanálise, tendo como ponto de partida a vivência da autora como coordenadora de grupo no programa Amor Exigente. O estudo descreve as características do programa e apresenta uma análise qualitativa dos fenômenos afetivo-emocionais vivenciados em grupos de apoio a familiares. Verificou-se a ocorrência de seis fases distintas, contribuindo para que o grupo de apoio funcionasse como coadjuvante no processo de recuperação dos drogadictos.

Keywords : grupos de autoajuda; prevenção e controle; transtornos relacionados com o uso de substâncias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )