SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2A psychoanalytic view on support groups for families of drug addicts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

BRAUN, Lori Maria; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato  and  HALPERN, Silvia C.. A família do usuário de drogas no CAPS: um relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 122-144. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre o atendimento realizado em um CAPS por uma assistente social especialista em terapia familiar à família de um dependente químico. Participaram do estudo o paciente identificado, sua esposa e os pais dele. Realizaram-se 12 atendimentos, durante três meses. Utilizaram-se para a coleta de dados os relatos de entrevistas, visita hospitalar, visita domiciliar e atendimentos familiares. Observou-se que a família tinha pouco conhecimento prévio sobre a dependência química. Os principais sentimentos relatados foram desvalia, vergonha e culpa. A garantia de um espaço reservado para conversar sobre a dependência química gerou mudanças consideráveis, como apoio mútuo e coesão, o que motivou a família a seguir enfrentando as adversidades da doença com esperança. Espera-se que os resultados práticos deste estudo ampliem a discussão sobre a importância de envolver o grupo familiar nas intervenções em dependência química.

Keywords : dependência química; família; serviços de saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )