SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Um olhar psicanalítico sobre os grupos de apoio a famílias de drogadictos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BRAUN, Lori Maria; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato  e  HALPERN, Silvia C.. A família do usuário de drogas no CAPS: um relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 122-144. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre o atendimento realizado em um CAPS por uma assistente social especialista em terapia familiar à família de um dependente químico. Participaram do estudo o paciente identificado, sua esposa e os pais dele. Realizaram-se 12 atendimentos, durante três meses. Utilizaram-se para a coleta de dados os relatos de entrevistas, visita hospitalar, visita domiciliar e atendimentos familiares. Observou-se que a família tinha pouco conhecimento prévio sobre a dependência química. Os principais sentimentos relatados foram desvalia, vergonha e culpa. A garantia de um espaço reservado para conversar sobre a dependência química gerou mudanças consideráveis, como apoio mútuo e coesão, o que motivou a família a seguir enfrentando as adversidades da doença com esperança. Espera-se que os resultados práticos deste estudo ampliem a discussão sobre a importância de envolver o grupo familiar nas intervenções em dependência química.

Palavras-chave : dependência química; família; serviços de saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )