SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A diversidade nos modelos de mente e uma nova PsicopatologiaSintomas de estresse em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CISCON-EVANGELISTA, Mariane Ranzani; SOUZA, Mariane Lima de  e  MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Agradecimentos: dificuldades, conquistas e rede social de apoio de estudantes de Pós-Graduação stricto sensu. Rev. SPAGESP [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 12-27. ISSN 1677-2970.

A formação em nível de Doutorado demanda alto grau de comprometimento por parte dos alunos que se propõem a cumpri-la. Buscou-se compreender as principais dificuldades, conquistas e a natureza da rede social de apoio de estudantes de Doutorado, utilizando-se como fonte de informação textos presentes na seção "agradecimentos" das teses de 50 alunos que as defenderam no ano de 2010. Para análise dos dados foi utilizada como metodologia a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o Doutorado foi considerado pelos alunos como período permeado por desafios e pela alegria decorrente da superação. Foi possível perceber uma rede de suporte aos doutorandos, formada por pessoas citadas como apoio instrumental, que auxiliaram diretamente a construção da tese, e/ou pessoas consideradas suporte emocional para que todas as dificuldades decorrentes do curso fossem superadas. A ausência da citação de planos para o futuro indica que uma etapa difícil foi vencida, mas não auxilia a compreensão das possíveis estratégias utilizadas por estes formandos para lidar com as adversidades que, certamente, envolverão o trabalho realizado a partir da obtenção do título de Doutor, o que exige novos estudos.

Palavras-chave : pós-graduação; qualificação profissional; rede social de apoio; análise de conteúdo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License